Seguro Empresarial, quais as coberturas? | Fiscalizo Contabilidade & Seguros

Não importa o tamanho ou o porte da sua empresa, por mais que você seja um ótimo gestor, imprevistos e situações fora do controle podem acontecer e colocar o seu patrimônio em risco. Nessas horas, o melhor a fazer é contar com um seguro empresarial. Ele ajudará a proteger seu negócio em diversas esferas, evitando danos físicos ao prédio e até oferecendo proteção contra riscos que a sua empresa possa causar a terceiros. Mas, para garantir tudo isso, é preciso escolher a apólice correta e de acordo com a sua realidade.
O seguro empresarial é Multirriscos, várias coberturas em uma única apólice, que indeniza o empresário em casos de incêndio, roubo, raios e muitos outros eventos imprevistos e acidentais. Em geral, os seguros para empresas possuem alguns tipos de proteção, sendo os mais comuns:
Danos materiais: garante proteção relativa aos prejuízos que podem atingir o patrimônio da sua empresa, como bens materiais, mercadorias e matérias-primas, equipamentos, valores em espécie, pagamento de aluguel, seja o imóvel próprio ou alugado;
Responsabilidade civil: cobre a sua empresa nos casos de, involuntariamente ou acidentalmente, causar danos a terceiros ou aos seus bens. Os terceiros podem ser seus clientes, fornecedores ou funcionários, por exemplo.

Como escolher um e contratar Seguro Empresarial
  • Analise quais são os riscos que mais preocupam.Os valores dos seguros podem modificar bastante dependendo das coberturas e das seguradoras, por isso, é fundamental colocar na ponta do lápis quais são as prioridades.
  • Saiba quais coberturas estão presentes na apólice.Conhecer as coberturas que estão na sua Apólice é fundamental.
    Antes de tomar qualquer decisão, uma dica importante: peça ao corretor para lhe oferecer algumas alternativas, com seleção de coberturas diferentes e seguradoras especializadas. Para se decidir pela mais adequada, você pode considerar vários pontos, como solidez e confiança da marca, boas avaliações de outros segurados, transparência nas negociações e, claro, as coberturas presentes no plano de seguro proposto
  • Entenda quais são os seguros obrigatórios para o seu setor.
    Para que o seu negócio esteja totalmente regular, também é importante apurar se algumas apólices de seguro são exigidas por lei ou por acordo sindical. Contudo, não existe uma lista definitiva e igual para todos, já que essas coberturas variam de acordo com o ramo de atuação do negócio. Então, antes de tomar qualquer decisão, pesquise para entender quais seguros são obrigatórios para o seu ramo de atuação.
  • Compreenda como o preço do seguro foi estabelecido.O preço dos seguros, em geral, é calculado de acordo com a probabilidade de ocorrência de um sinistro, o dano máximo provável decorrente dele e a experiência de sinistros em cada seguradora. Para isso, as seguradoras avaliam todos os riscos que a sua empresa enfrenta, a maneira como você lida com eles e quais serão as consequências caso venham a ocorrer, podendo realizar inspeções de risco especializadas.
  • Saiba o que você pode fazer para minimizar o valor do seu seguro.
    Existem muitos itens que são considerados para formar o valor do seguro a ser pago e você, como empresário, pode fazer melhorias na segurança do seu prédio e da sua atividade, garantindo, assim, uma boa avaliação de risco e um preço justo.

    Proteção contra vandalismos e roubos (garantindo controle de acesso e instalando um sistema de segurança, por exemplo);
    Proteção contra incêndio (mantendo os equipamentos de proteção, como extintores e hidrantes, e portas corta-fogo em bom estado e revisados);
    Proteção contra fenômenos climáticos (com para-raios corretos, revisão de estruturas e telhados).
A muitas empresas no mercado de seguros e, para isso você terá que pesquisar bem os valores e preços, umas você encontrará preços mais acessíveis, outras encontrará mais facilidade para conseguir o beneficio. Bom, para isso recomendamos uma empresa parceira que, nas ultimas semana teve o maior indice de aprovação, sem fazer consultas abusivas em seu CPF ou CNPJ, Fiscalizo Seguros.